quinta-feira, 8 de março de 2012

TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO: GRUNIDOS E OSSOS


O filme "2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO", de Stanley Kubrick (1968) é uma obra que aborda o tema evolução.
É notável a grandiosidade deste longa-metragem em termos de estética e efeitos, muito avançados para sua época. Analisando o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=wC8DcI1vw_U


Podemos comparar a evolução do homem a evolução da comunicação.


Mesmo que primitiva, ela sempre existiu, pois é uma necessidade do homem manter o outro informado sobre seus interesses. No vídeo, logo notamos que a gangue A não está nem um pouco interessada em deixar a poça d'água a disposição da gangue B. E também entendemos facilmente o interesse do protótipo de Hitler quando espanca o pobre macaquinho com um osso.

Esse foi o início da comunicação, o não verbal.


Era preciso beber água, sem expulsar o outro bando, impossível. Surge a ideia brilhante de simplesmente bater com alguma coisa nos rivais, para mostrar quem é que manda. Talvez tenha sido uma forma de tecnologia pra "falar" o que realmente queriam.

Trabalhando em prol da comunicação , a tecnologia é, a salvação e destruição da humanidade, desde os primórdios.
Hoje em dia, a tecnologia permite comunicar-se melhor, com armar diferentes e mais fáceis. Comunicar-se com alguém que está longe é necessidade, como beber a água no deserto. Para isso, a comunicação evoluiu e ela não anda sem a tecnologia.

Não precisamos mais matar ninguém a pauladas pra mostrar nosso interesse. Basta mandar um email, twittar, cutucar ou simplesmente conversar. É notável que a comunicação evoluiu para o nosso bem.






Nenhum comentário:

Postar um comentário