quinta-feira, 29 de março de 2012

Uma carta com amor!

Imagine. Neste exato momento, pegue um papel, escreva algo bonito para alguém que mora muito, mas muito longe. Depois de guardar em um envelope bonito, mande-a pelo correio. O que? É mais rápido, mais prático escrever por e mail, deixar um recado no Facebook, chamar no Twitter....
Hoje em dia, mandar cartas é algo obsoleto. Nós usamos o correio, na maioria das vezes, quando compramos algo, quando recebemos ou enviamos uma conta... Díficil hoje pensar em usar uma carta simplesmente pelo prazer de escrever, tinta de caneta no papel.
 A comodidade de hoje fez com que um ato antes muito usado se torna-se coisa rara. Lembra de como era emocionante receber uma carta, colecionar os selos?
É, ninguém tem mais tempo para escrever uma carta, postala no correio e esperar chegar até o destinatário. É uma coisa tão bonita, mas pouco feita.

 Não estou dizendo para você fazer isso agora, ou em algum dia, mas pense ninsso na hora que estiver escrevendo um belo recado para alguém que você goste....


quinta-feira, 22 de março de 2012

Falando sobre o jornal

Olá!

Hoje fiz uma leitura muito interessante, uma breve história do jornal. Não de um jornal específico, mas de como a coisa toda surgiu.

O jornal impresso surgiu por volta do ano de 1600. Mas a paternidade dos jornais está nas mãos dos antigos   romanos. "ANNALES MAXIMMI" se fazia pela redação em uma tábua branca denominada "Álbum". Não se sabe em que data teve início a publicação do Annales, mas, ao longo dos séculos, eles acostumaram o povo romano a ler informações afixadas na parede.
 No Brasil, também tivemos uma espécie de jornal da parede. Na verdade, é Jornal do Poste, olha que criativo! Segundo o autor Antonio Costella em "Comunicação- Do Grito ao Satélite" (página 16) em primeiro de outubro de 1958, João Lobosque Neto, um fiscal de impostos, fundou em São João Del Rei um periódico datilografado em folhas de papel com uma dúzia de cópias tiraras a carbono e por ele afixadas diariamente em placas estrategicamente distribuídas nos locais mais movimentados da cidade. E não é que deu certo? A ideia do sujeito lhe rendeu muito, logo muita gente queria anunciar no poste.
Hoje em dia, um jornal no poste pode ser muita coisa, como anúncios publicitários, convites e outros...

JORNAL DE PAREDE ATUAL EM ALGUMA PARTE DO BRASIL



Demorou muito para o jornal se tornar o que é hoje. A parte tecnológica da coisa é bastante interessante. Durante séculos foi impresso tipograficamente. Foi uma maneira de se produzir jornal, mas não a única. Houve jornais escritos a mão, as chamadas "Gazetas Manuscritas". O jornalismo tornou-se grande quando começou a ser tipografado. Hoje em dia, jornal impresso que se preze é imprimido em off set. Jornal feito de outra maneira é mais raro que passarinho em terra de gringo. 

Por fim. Acredito que um jornal não faz sua imagem a partir de como é feito, como é imprimido e onde é publicado. O importante para que um jornal seja bom é o seu conteúdo. Conheço muitos jornais publicas nas paredes melhores que alguns que lemos por aí.


quinta-feira, 8 de março de 2012

TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO: GRUNIDOS E OSSOS


O filme "2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO", de Stanley Kubrick (1968) é uma obra que aborda o tema evolução.
É notável a grandiosidade deste longa-metragem em termos de estética e efeitos, muito avançados para sua época. Analisando o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=wC8DcI1vw_U


Podemos comparar a evolução do homem a evolução da comunicação.


Mesmo que primitiva, ela sempre existiu, pois é uma necessidade do homem manter o outro informado sobre seus interesses. No vídeo, logo notamos que a gangue A não está nem um pouco interessada em deixar a poça d'água a disposição da gangue B. E também entendemos facilmente o interesse do protótipo de Hitler quando espanca o pobre macaquinho com um osso.

Esse foi o início da comunicação, o não verbal.


Era preciso beber água, sem expulsar o outro bando, impossível. Surge a ideia brilhante de simplesmente bater com alguma coisa nos rivais, para mostrar quem é que manda. Talvez tenha sido uma forma de tecnologia pra "falar" o que realmente queriam.

Trabalhando em prol da comunicação , a tecnologia é, a salvação e destruição da humanidade, desde os primórdios.
Hoje em dia, a tecnologia permite comunicar-se melhor, com armar diferentes e mais fáceis. Comunicar-se com alguém que está longe é necessidade, como beber a água no deserto. Para isso, a comunicação evoluiu e ela não anda sem a tecnologia.

Não precisamos mais matar ninguém a pauladas pra mostrar nosso interesse. Basta mandar um email, twittar, cutucar ou simplesmente conversar. É notável que a comunicação evoluiu para o nosso bem.